Inclusão
Pessoa amiga dizendo que a escola dos netos é famosa por ser inclusiva. Na turma da neta há crianças que gostam de bater e um, especificamente, que é muito agressivo. Quando os pais reclamam, o colégio diz que não pode recusar e que os pais devem dizer aos seus filhos, para se defenderem.
Que historia é essa? Escola validando o comportamento agressivo? Se a criança aprende que bater, para ter o que deseja, ou aliviar as próprias tensões é errado, como permitir uma coisa dessas na sala de aula?
Isso é problema antigo. Quando minha filha estava no pré, era vitima de um colega que gostava de bater e puxar cabelos. Fomos, o pai dela e eu à escola e exigimos providências. Mudaram nossa filha de sala. Pelo menos funcionou, para ela.
Aceitar diversidade é uma coisa. Aceitar comportamento antissocial é diferente. E se o aluno abusado quiser quebrar os pertences da escola, jogar pedras nos vidros, vão aceitar calados?
Se existe criança resistente à educação comum, que mesmo o professor e orientadores, usando toda a pedagogia possível, explicando que não pode agir desta forma, continua com esse comportamento, teria que ficar fora da turmas regulares. Deveria ser encaminhada, pelo Estado, a profissionais da área psíquica e ir para uma escola especializada, onde funcionários com técnicas de imobilização possam tolher a criança de manifestar seu comportamento inadequado. Porém, primeiro, afastada do conjunto das crianças, enquanto não for garantido que superou a agressividade. Voltar a fazer parte de uma turma, a ela deveria ser acenado, como objetivo do tratamento.
A criança especial tem que ser aceita, na escola regular, dentro de limites. O comportamento mais ameno, que cause menos transtorno deve ser privilegiado. Criança que costuma dar gritos altos, desconfortável para os demais, também tem que ser encaminhada a profissional para tratar a causa e ter atendimento especializado, até conseguir se adequar. Inclusão tem limite.
Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safari, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Tracking). Com Site outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.
Comentários
Postar um comentário