Afrotipo

Polêmica em vestibular, ENEM e concursos, sobre os que se autodeclaram pardo, questão das cotas raciais. Ah, também para a divisão do famigerado e espoliador fundo eleitoral. Arranjaram briga, porque quiseram. Não se pode cobrir um santo, descobrindo outro. Não se pode pegar uma palavra com sentido amplo, para uso de apenas um segmento.
Pardo é uma cor intermediaria entre o marrom e o bege que sempre serviu para designar tudo que tem essa cor: Embalagens, tecidos, papeis, tintas e tonalidade de pele. O indivíduo pardo pode ser moreno, cor assemelhada à dos mouros que invadiram a Europa no passado e deixaram a denominação, na língua portuguesa, os mulatos, que nada tem de pejorativo, apenas é derivado cor da pelagem das mulas, os indígenas e outras miscigenações. O mulato foi assim chamado por bem definir, não por ser pejorativo. Era uma forma de descrever a cor, mas pode-se arranjar outra palavra para designação. Nogueira, por exemplo, árvore nobre. Os mouros, que serviram de base ao nome moreno, não eram bem vistos, por serem sanguinários.
Quando o político Antonio Carlos Magalhães Neto se definiu pardo, ele não tinha em vista cotas raciais, na distribuição de verbas, quando, até pelo nome que tem, seria vaga garantida. Apenas definiu-se bem. Cientificamente, sua cor é parda, coloquialmente, morena.
O pior, dessa discussão toda, é que ela apenas mostra subserviência ao modelo americano. Na língua portuguesa a cor negra é sinônimo da cor preta. Por tradição para pessoas e animais nobres, como o cavalo, sempre foi utilizado o adjetivo negro, sendo o preto para coisas. Acho que só não usam aqui o latino, nome que os americanos criaram para os que vem da América Latina, por que somos todos da América Latina.
Para cotas, se quiserem ir além da cor da pele, que criem outra denominação, mais fenotípica, poderia ser afrotipo.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos