Cloroquina reabilitada

No inicio da pandemia, quando tinhamos relatos aterrorizadores de pessoas morrendo sufocadas nos corredores dos hospitais, o nosso Presidente, mostrou confiar, na observação de medicos experientes, de que populações que faziam uso do medicamento Cloroquina, usado para doenças tropicais, eram menos vitimadas por viroses, porque esta funcionava como uma especie de barreira, se tomada nos primeiros sintomas. Que estaria dando certo, com a COVID 19.
A mídia de sempre, aquela privada dos jorros de benesses de governos anteriores, correu a desmerecer o Presidente e a própria divulgou fake news. Palavras apressadas de outros médicos, com experiência insuficiente , que achavam que a Cloroquina causava morte por arritmia cardíaca. Parece que até a OMS endossou essa opinião contrária, talvez induzida por fabricantes de medicamentos de altissimo custo, que estariam sendo experimentados e não queriam concorrência barata. Chegaram até a ofender o presidente, chamando - o de assassino, por essa causa.
Agora, a prestigiada Universidade de Yale* comprovou, com todos os protocolos necessários, que isso não é verdade. Que a Cloroquina não causa morte de usuários. Então, vale a pena acreditar na experiência daqueles que indicam o seu uso, logo no inicio da virose. Pelo menos, está cientificamente comprovado, mal não vai fazer.

* https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.09.30.20204693v1

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos