Contato humano
Há alguns anos o autoatendimento veio em favor do cidadão. Ligávamos, vinha uma serie de opções e já chegávamos no setor que queríamos.
Mas as coisas foram indo, indo, passou pelo ideal e já está, há muito, do outro lado da curva caindo, podemos dizer vertiginosamente, para um poço sem fundo. Hoje somos atendidos, apenas por máquinas.
Agora é o Gov. br. Mais propenso a trapalhadas, impossível. Faz com que levemos um dia inteiro, para algo que fazíamos em menos de cinco minutos. Uma licença de pesca por exemplo. Agora tem que ser no Gov.
Começa a via Crucis: A senha do cidadão não é aceita. Vamos em esqueci minha senha.
Primeiro passo, biometria. Não há forma de aceitarem a imagem. As sugestões: melhorar a iluminação, aumentar o brilho da tela, nada funciona, mesmo indo para a varanda.
Partimos para a segunda opção: Entrar através do seu banco. Tem que usar um código, enviado para um email desconhecido e segunda opção: SMS para celular, também desconhecido. Esqueceu quem o ajudou, com a criação do acesso.
Vamos de opção em opção, até nada sobrar, além de preencher um formulário e aguardar resposta a tempo.
O pior, é que a capacidade intelectual e técnica das pessoas não aumenta simultaneamente, até o contrário. As únicas coisas que aumentam são a idade, se adulto, em seu desfavor e a defasagem tecnológica do aparelho usado.
Tenta uma repartição do Ibama onde dizem que nada podem fazer ali. Tem que ser, mesmo, através do Gov.
Enquanto isso os bandidos raqueiam seus dados, escaneiam o próprio rosto, enviam e conseguem licença falsa no seu nome, para quem serão encaminhadas as futuras multas, além de qualquer outro mau uso que puderem fazer.
Porém, o maior problema, ainda, não é o excesso de tecnologia, mas a escassez de contato humano.
https://tribunaonline.com.br/capa-do-dia/confira-os-destaques-do-jornal-a-tribuna-desta-quarta-feira-204102?_=amp
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