Economia de mercado

O comunismo só não foi pior, onde foi implantado, porque antes existiu a economia de mercado, para servir de base e continuou existindo, paralelamente, para servir de referência. A economia de mercado, indevidamente batizada de capitalismo é inerente ao ser humano.
Na época das cavernas deveria vigorar o comunismo. Tudo pertencia a todos, mas não é assim que funciona. Com o tempo, um neandertal daqueles conseguiu afastar os bichos ferozes, de uma área e a isolou. Colocou obstáculos para acesso. Quem queria criar sua família ali tinha que dar alguma coisa em troca, talvez plantas que tivesse colhido. Acalmem-se, terra era o que mais havia. Pareceria até infinita.
Começou o sistema de trocas, depois substituído pelo dinheiro. Dessa forma, o mundo foi evoluindo. Quem tinha uma ideia, botava em prática, sempre com a esperança de possuir mais bens de troca, que lhe facilitasse a vida no presente e garantisse tranqüilidade, quanto ao futuro. Esse modelo caminhou, até os satélites e smartphones de hoje.
O socialismo corre atrás. Não cria um modelo de vida independente, das benesses criadas pela economia de mercado. Tentam fazer uma pálida imitação.
Cuba tem uma grotesca imitação de internet, engessada pelo Estado. Seu comunismo não criou outro meio de comunicação, poderia até  ser um aperfeiçoamento dos sinais de fumaça. E a Coréia do Norte, alguém sabe?
Na antiga União Soviética existia muita espionagem, além de um grande mercado de prestígio pessoal. Sem ele, nada de Gagarin, pioneiro no espaço.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos