Idade da Criatividade

Não podemos mais dizer que o momento atual seja a mesma Idade Contemporânea dos nossos tetravós, nem de nós mesmos, no passado. Estamos já vivendo uma Idade Pós-Contemporânea, com a já visível caducidade da economia de mercado, na forma como a conhecemos. O sinal evidente é que estão acabando os empregos, substituídos pela automação. Como nos períodos anteriores, aqui também está referido ao mundo desenvolvido. Ainda há indígenas vivendo a Pré-História.
Produtos novos só aparecem quando alguém vislumbra oportunidade de se dar bem, ganhar valores. Por isso o socialismo puro não funciona. Porém, com a economia de mercado concentrando a produção de forma vertiginosa, estariam sendo produzidas infinitas quantidades de bens maravilhosos e havendo poucos, com meios econômicos de adquirir, por muitos estarem alijados do mercado.
Uma forma mista de mercado com socialismo deverá aparecer. Atingirá o número necessário de seres humanos, para manter a nova economia funcionando. Receberão uma “renda de equilíbrio”, para atender suas necessidades e frear a infinita expansão da produção. Não seria algo como bolsa família. Para inibir a produção, por parte do empreendedor nato, sua renda, do ócio, terá que ser a que realmente o satisfaça.
Isso é fundamental, para a continuação da humanidade. Se, considerando uma situação limite, com a concorrência tendendo para zero, um único indivíduo for dono de todos os botões, que comandam o mundo, este seria absolutamente pobre por não ter a quem vender.
Economia nas mãos do Estado, tão cara à esquerda, seria retrocesso. Se a esquerda voltasse a imperar no Brasil, iríamos sobrar, nessa nova idade da civilização. Faríamos parte de uma grande Cuba, abaixo do Equador, remendando indefinidamente nossos Corollas, Boeings e smartphones.
Em poucos anos os computadores tomarão conta de tudo. Consultas médicas serão por computador. Estaremos aqui sendo consultados por um computador no outro lado do mundo. Ficaremos de frente para o vídeo e seremos escaneados. As outras atividades, nem é necessário citar.
Apenas comparando, uma tradutora rudimentar, dos anos oitenta, traduzia palavra por palavra em prejuízo do sentido. Hoje o Google faz traduções muito boas. Daqui a dez anos fará tradições praticamente perfeitas. Abastecem o banco de dados com todos os contextos em que determinada palavra possa aparecer.
Essa nova idade será a Idade da Criatividade. Talentos individuais, só os criativos terão vez. A máquina não cria. Computador, mesmo com capacidade beirando o infinito, nunca será criativo. Para tanto é necessário o sopro de Deus.

.

Comentários

  1. O reconhecimento da sobrevivência da criatividade foi colaboração da minha filha, Sylvia Chermont.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos