Textos didáticos

Estando interessada pelos estudos on-line da minha filha busquei dar uma lida nos textos, para entender alguma coisa, gosto de aprender coisa nova. A matéria então, Mídias Digitais, me chamou a atenção. Acabou que fiquei decepcionada.
Os textos são quase todos constituídos de trechos de   trabalhos científicos, provavelmente para mestrado, recheados de citações de outros trabalhos científicos, muitas vezes estrangeiros e mais preocupados com o rigor da configuração, do que com o interesse, que o assunto irá despertar. Não permitem sequer uma cadência, na leitura.
O trabalho científico em si tem valor, quando respalda uma teoria, ou uma experiência. Mesmo enfadonho, ali está o passo a passo para se chegar ao resultado encontrado. Mas no texto didático, para aquele aluno que está conhecendo o assunto, naquele momento, chega a ser um despropósito.
A maioria dos autores, provavelmente, não lê o que consulta. Só para ler os títulos dos trabalhos, alguns estrangeiros e os nomes dos autores, dá até nó na língua. Provavelmente o autor da página que eu li, também não leu o que consultou, apenas fez a transposição, de forma corretíssima, diga-se de passagem.
As frases escritas, em geral, têm fim em si mesmas. Cuidam é claro e muito das citações. Elas são cansativamente impecáveis. O importante conceito cultural que acabam passando é apenas o de respeito às normas.
Se o autor substituir uma frase do texto por um “batatinha, quando nasce, se esparrama pelo chão” ou “as armas e is barões assinalados, que da ocidental praia lusitana, foram além da Trapobana”, dá no mesmo. Passa pela leitura, em diagonal, feita pelo orientador, o orientador fez o mesmo, quando obteve a qualificação.
Deveriam mudar as regras para elaboração de textos didáticos. Textos corridos, bem relacionados e citações apenas no final.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos