Empoçamento
Notamos, em vias asfaltadas que os meios fios acabam ficando com pouquíssima altura e quando chove, empoçamento de água, nas descidas para as faixas de pedestres, usadas por pessoas idosas, cadeirantes, carrinhos e indevidamente, até por bicicletas.
Ocorre que em muitas cidades brasileiras e até ai fora, o asfaltamento urbano é feito sobre outros tipos de pavimentação, onde muitas vezes já foram executados sem a altura padrão do meio-fio, 17,5 cm. Com o passar do tempo, foram acrescentando camadas, a cada recapeamento.
Recortavam partes danificadas, preenchiam com material de base e depois uma camada de acabamento geral, aumentando a altura do pavimento. Isso em prejuízo do meio fio e sua proteção à calçada de pedestres.
Em Vitoria o último capeamento foi precedido de fresagem (remoção do capeamento anterior), até cuidaram de preservar as sarjetas junto ao meio fio, mas não tiveram o mesmo cuidado com as pequenas rampas de descida até as faixas de pedestres, onde camadas sobrepostas de asfalto, na via, acabam represando água, causando transtorno aos usuários. Especialmente aqueles com dificuldade de locomoção. Deveria o contrato prever readequação dessas rampas.
Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safari, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Tracking). Com Site outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.
Comentários
Postar um comentário