1956

Este post não é opinião. São reminiscências.

O ano de 1956 tem um significado especial, para mim. Antes de tudo, porque foi o ano em que entrei para o colégio, o Instituto Nossa Senhora das Graças, que foi incorporado ao Colégio São José, no centro de Vila Velha. Primeiro ano A, que depois foi transformado em Pré Primário. Tinha 5 anos e meio.
O uniforme era com sapatos amarrados e eu fui com eles trocados. Não houve jeito. A empregada e a minha mãe diziam que estavam trocados e insisti que não, que eu é que sabia. Acabei ganhando a causa e fui com eles trocados mesmo, até que a Irmã Ignês, que já me conhecia, porque conhecia minha irmã Irene e minha família, disse: Marilinha, seus sapatos estão trocados, vamos destrocar. Sentou-me na mesa dela, que era chamada birô (bureau) e fez a troca. Com ela, freira, gente ligada à Igreja e a Deus, eu não discutiria, seria até pecado.
Esta freira (chamávamos Irmã) foi minha primeira professora. Tomava a lição. Eu já sabia ler, mas ela tomava assim mesmo. Foi ela quem me ensinou que ano tinha nome, ou melhor, número. 1956. Eu sabia que existia dia e mês, principalmente por causa dos aniversários. Quando ela me falou de ano, pensei logo que o dia seguinte seria 1957 e ela, pacientemente, me explicou que não. O ano era demorado. Primeiro, todo mundo ainda iria fazer aniversário, depois teria Natal, depois, Ano Novo e aí sim, seria 1957. Que didática boa, a da Irmã Ignês. Por sinal, foi com o nome dela que aprendi que havia letra muda.
Tinha lembranças de 1955, aliás, ainda tenho. Da eleição de Juscelino Kubitschek, mas não sabia que o ano era 1955.
Uma curiosidade. No segundo ano (7/8 anos) tínhamos que saber os nomes das autoridades. Nomes do Prefeito, do Governador e do Presidente. Escrever Kubitschek, com todas as letras. A professora explicava, simplesmente, que era nome estrangeiro e todo mundo decorava e escrevia, sem questionar.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos