Coletivo

O presidente Bolsonaro dizia que índio quer viver como brasileiro comum. Se falou, certamente é a verdade Além de toda opressão que povo indígena sofreu, agora há mais uma, o coletivo.
A educação de povos indígenas sempre é no sentido de preservar a identidade cultural. Será que cada indivíduo quer exatamente isso? Deveria poder falar por si e não uma liderança que fala por todos. 
Pode querer ser cidadão comum, morar na cidade, tomar cachaça, usar droga, por que não? Deveria ser vontade soberana dele. Ser monoglota em português, por exemplo. Acabar com esse negócio de administração central dos indivíduos.
Isso pode acabar com a identidade deles? Folguem-se! Acaba e pronto! Aqui no Brasil vira essa identidade mestiça, a qual se tornou todo o povo. Não se pode tratar um ser humano como mico leão dourado.
Devíamos aprender com a História. Povos foram absorvendo outros. Na Europa, os invasores bárbaros adaptaram-se aos costumes e leis dos romanos e formam os anglo-saxões de hoje. 

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos