Modems do passado

 

Telégrafo
Imagem livre de royalties, pertencente a www.dreamstime.com

 

Explicando, para a velha geração, a função do modem, no complexo dos equipamentos de informática. É equipamento que transforma, modulando, isso é transformando de forma organizada os sinais de um texto, imagem, vídeo, som, ou outro meio de comunicação, em linguagem de computador, para ser transmitida através de ondas eletromagnéticas. Em outro local, equipamento, de natureza semelhante fará a operação inversa, demodulando. O mesmo ocorre no sentido inverso. A palavra modem é uma redução do termo inglês modulate demodulate (modular-demodular).
Já tivemos atividades assemelhadas realizadas por seres humanos.
O taquígrafo fazia uma escrita, ultra rápida, de conversa ou pronunciamento, usando sinais para acompanhar, em tempo real, a fala do locutor. Esses sinais eram depois decodificados, na tranquilidade do escritório e transformados em texto, ou áudio.
O mesmo fazia um telegrafista. Transformava a mensagem escrita em pontos e traços (código Morse), que eram transmitidos pelo telegrafo e ao chegar ao destino, outro telegrafista transformava os sinais Morse, novamente em escrita e o telegrama entregue ao destinatário. Funcionava também em sentido inverso. Cada telegrafista era codificador e decodificador.
Resumindo, o taquígrafo e o telegrafista eram modems de antigamente.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos