Distorções

A imprensa deveria ser mais cuidadosa com a forma com que passam as informações. Os profissionais do Bom Dia Brasil acredito façam parte da elite do jornalismo nacional. Não têm, ou não sabem passar, conceitos simples, como proporcionalidade.
Abrem a notícia dizendo, horrorizados, que o estado de São Paulo tem o mais alto índice de feminicídios, no país. Não levam em conta que é o estado mais populoso. Fecham dizendo mais horrorizados ainda, que o Brasil ocupa o quinto lugar em feminicídios do mundo. Mais um a vez deixam de levar em conta que temos a quinta maior população do mundo. Resumindo, tudo dentro do esperado. Tudo normal.
Isso ocorre em vários temas abordados, em prejuízo da reputação dos países, ou estados, maiores e mais populosos. A China é o maior emissor de poluentes do mundo! Não é dito que possui, disparadamente, a maior população do mundo. Não são passados dados proporcionais.
Parece bobagem, mas é sério. A grande maioria das pessoas, que não vive com matemática e geografia na cabeça, fica com idéia distorcida.

Comentários

  1. A mídia além de nociva em muitas matérias, sempre procura dar sensacionalismo no noticiário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos