Auto-atendimento e o idoso

O mundo cada vez mais difícil para idosos, com os autoatendimentos.
Quer conferir o consumo de energia, que veio alto no desconto automático e tem que acessar, pela internet, a conta, que não é mais entregue em casa. Antes era só pegar na gaveta.
Dizem que vem pelo email, mas no seu email não consta. Precisa uma segunda via. Tenta conseguir na página da concessionária.
Entra com o email e retorna a informação, de que não é o cadastrado. Experimenta outro, também não é. Tenta falar com um atendente, é um chat que não se completa. Busca um contato telefônico e não tem atendente. Indicam um WhatsApp, atendido por robô.
Auto serviços, às mais das vezes, são complexos para o idoso e está cada vez mais difícil o contato. Poderia ter parado no PABX, onde uma atendente solicita transferia a ligação, para quem iria resolver.
O idoso é beneficiado de muitas formas, como prioridades, vagas em estacionamento, mas há uma forma esquecida. A grande incidência de autosserviços.
Imaginem isso para uma pessoa, que quer continuar independente, mas que passou dois terços da vida, sem usar computador.
Acaba tendo que implorar, para um filho ir numa agencia lotada e difícil de estacionar. Lá se vai a independência, que lhe é tão cara.
Fala-se muito em inclusão, mas o autoatendimento compulsório exclui.

 

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