Última ceia

20 curiosidades sobre a Última Ceia, obra-prima de Leonardo da Vinci -  ISTOÉ Independente Foto pertencente à revista Isto É

Enquanto fazia o Pilates-on-line, na sala, fixava os olhos em um gobelin, com uma das milhões de reproduções, da Ultima Ceia de Leonardo da Vinci. Como a instrutora, do Pilates, sempre cobrava postura, prestei bastante atenção nas figuras dos apóstolos, ali representados, com rápida divagação: Teriam, os apóstolos, aquelas posturas tão bem equilibradas? Costas e ombros eretos?
Pelo que se sabe da Bíblia e da História eles eram gente do povo, andavam por lugares desérticos, calor, ou frio intenso, andando a pé, livrando os rostos do vento e da areia, deveriam ter pose mais encolhida.
E onde seria aquele salão onde a ceia ocorreu, com uma mesa comprida e toalha, provavelmente de linho, bem passada? Ao que consta, Cristo não tinha patrocinadores.
Será que seria assim na época de Cristo? Ou na época de Leonardo?
Leonardo vivia na corte, no início da chamada idade Moderna, época dos descobrimentos. Os grandes artistas moravam nos palácios e eram mantidos pelos senhores da nobreza. Certamente era uma das salas de refeições do palácio, talvez até a da criadagem. Os figurantes, que posaram como apóstolos, deveriam pertencer à nobreza.
Se a interpretação da Santa Ceia fosse na época atual, seriam mesas de quatro lugares, um buffet para self-service e um garçom em volta, servindo bebidas.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos