Hábitos antigos

Consta que o primeiro cartão de natal da Historia foi datado de 1843, há 140 anos*.
Enviar cartões de felicitações pelo Natal e Ano Novo, quando a data ia se aproximando era rotina, todos os anos. Comprávamos os cartões e dependendo da eficiência dos Correios, muitas vezes bem antecipadamente. Tínhamos que endereçar os envelopes e enviar, muitas vezes com filas grandes, nos Correios.
Resolvíamos dois eventos de uma vez só, em um único cartão. Apenas um cartão, um endereçamento e uma fila de espera. Também um único pagamento, tanto pela compra do cartão, como pela remessa.
Agora, já há muitos anos, desde o inicio do milênio, os cartões são virtuais. Procuramos sites que ofereçam cartões, fazemos um próprio, nos programas de arte, ou montamos um texto com alguma figurinha própria, ou encontrada na rede. Ou, ainda, enviamos texto simples, ou reformulamos algum que recebemos.
O curioso é que muitos mantêm o velho habito do cumprimento conjugado, pelas duas datas, inclusive gente jovem que já nasceu sob a vigência da internet.
De minha parte abandonei, há muito tempo esse velho hábito. No Natal mando mensagem apenas de Natal, apenas de texto, ou figurinhas clássicas de papai Noel, ou árvore de Natal, ou alguma recriação dos temas. No Ano Novo, mando mensagem nova, aí quase sempre ornamentada com fogos, brindes com taças de Champagne, ou sol nascendo.

*https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2023/12/qual-foi-o-primeiro-cartao-de-natal-da-historia

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos