New Deal

Todos sabem ou deveriam saber que a media dos brasileiros empobreceu, com esta pandemia. Empobreceu o empresário, o comerciante, o profissional liberal, sem cliente, o empregado, sem o emprego e o funcionário, sem aumento. Alguns empobreceram muito. Empobreceu, também porque, junto com as perdas que quase todo tivemos, também houve inflação.
O governo teve que antecipar impressão de dinheiro. Como acham que surgiu dinheiro, para auxilio emergencial, compra de leitos em UTIs, medicamentos e vacinas?
Todos os dias vemos noticias de aumento, no valor, da cesta básica. Os produtos agrícolas dependem de insumos regulados pelo mercado internacional, que mesmo tendo sofrido a pandemia, tinham reservas e puderam manter suas moedas estáveis.
Experiências de interferir no mercado, como tabelar ou apreender já tivemos e não deram certo. Proibir exportação, para vender no mercado interno, não chega sequer ao final do que seria um curto prazo. Sem lucro em vista, o produtor não vai colher e governo não sabe organizar colheita, nem apreender gado, já temos provas disso.
Ainda estamos na fase de combater a epidemia. Superando, e deixando o presidente trabalhar, parando com esses artifícios imbecis, que usam para atravancar seu governo, certamente o presidente e sua equipe conseguirão articular com o Congresso e aplicar aqui um programa como o New Deal, pique para isso ele tem.
New Deal, em português seria novo acordo, mas o importante é o nome original, como ficou conhecido no mundo inteiro, como sinônimo de intervenção econômica que dá certo. Foi o bem sucedido programa administrativo e legislativo aplicado pelo presidente norte americano Franklin Roosevelt, para promover a recuperação econômica e social dos Estados Unidos, em decorrência da grande crise econômica de 1929.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos