Dúvida eterna
Estão fazendo novas medidas de segurança nas urnas eleitorais.* Não Adianta! A única segurança, que adiantaria, seria uma comprovação analógica, onde copias dos votos fossem depositadas em compartimentos internos. As urnas invioláveis ficassem sob guarda de vigilantes variados, incluindo, principalmente, da parte que poderia contestar o resultado.
Ninguém é contra urna eletrônica, vieram para reinar. Apenas é necessária uma comprovação impressa, em compartimento especial. Como os tickets de lotéricas e caixas eletrônicos. Só não podem ser entregues ao eleitor, para o mesmo não ser forçado a quebrar o sigilo do seu voto. Tem que ficar depositado nos equipamentos. Na totalidade deles. Em qualquer duvida, urnas indicadas teriam apuração manual, com todos os olhos do mundo em cima.
O custo não seria impeditivo. O Brasil já gastou muito mais bilhões contestando o comprovante impresso, do que se tivesse feito instalar.
Não adianta biometria, não adiantam programas complexos, não adiantam observadores internacionais, CREAs, nada disso. Nem adianta hospedar o sistema em outra galáxia, o perigo não são os hackers. Sempre haverá uma porta de entrada, com certificado digital, ou coisa que o valha, certificado esse de conhecimento dos tribunais.
*https://www.justicaeleitoral.jus.br/urna-eletronica/
Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safari, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.
Comentários
Postar um comentário