Hitler

Direita ou Esquerda

Quando a Segunda Guerra acabou, Hitler era a única unanimidade. Encarnação do mal para todos. Todo mundo queria se livrar de seu fantasma, empurrando-o para o outro lado da História. Como a maioria dos historiadores têm simpatia pela esquerda, trataram de rotulá-lo como de Direita. Seria mesmo?
Essa dicotomia, Direita – Esquerda, vem da França, à época da Revolução Francesa. Os representantes dos nobres sentavam-se à direita na Assembleia Nacional, e os da plebe à esquerda. Daí veio o conceito, de que quem representa os patrões seria Direita e quem representa o trabalhador, Esquerda.
Mesmo o partido nazista sendo o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, o termo Socialista não o define muito. Agora o termo trabalhadores, sim. Hitler subiu politicamente com apoio dos trabalhadores. Depois, os  empresários, para sobreviverem, acabaram se acercando do Führer, fazendo o que ele determinava. Mas não poderíamos de forma alguma considerá-lo um líder de direita, que está ao lado dos patrões. O fato do Hitler ter perseguido capitalistas, que, em geral, eram banqueiros judeus é mais um indicador da sua preferência pela plebe.
O seu lado racista, que despontou, louvando o arianismo, nada tinha a ver com direita, ou esquerda e sim, com o nacionalismo exacerbado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos