Uso de máscara


Entende-se que o uso de máscara, nesta pandemia de coronavírus evita, ou minimiza, que um portador assintomático contamine o ar à sua volta. Mesmo uma máscara já contaminada, por horas de uso, ou higiene mal feita, freia a dispersão de gotículas de saliva. Essa é a principal função do uso. Também evita, ou minimiza, a possibilidade de quem estiver usando, corretamente, contaminar-se com eventuais partículas, à sua volta,  contendo o vírus. As demais atitudes, como tocar a máscara com a mão, num impulso, não são mais perigosas do que passar a mão na boca, ou nariz, descobertos, coisa que fazemos sem perceber. Além disso, máscara reforça, na pessoa que usa, o sentido de isolamento social. Evita que fique de bate papo, ao passar por um conhecido.
A questão do uso obrigatório causou polêmica, mas um instrumento regulador, seja lei, ou decreto, tem que ser válido para todos. Todo mundo tem que usar e pronto. Até agora não há certeza sobre reinfecção.
E para os recalcitrantes: Respirar com máscara não deve ser muito prejudicial. Do contrário, não haveria médicos cirurgiões e mulheres árabes, com idade avançada.


Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos