Esclarecimento

 No lançamento de candidatura esquerdista, à presidência, uma apresentadora, certamente militante política, usou a palavra escurecimento, no lugar de esclarecimento.* Alegou que esclarecimento, oriundo de clarear, tornar claro é um termo racista, quando usado para tornar algo compreensível. Houve até uma doutora em Sociologia dizendo que usar o termo esclarecer, derivado de claro, que certamente a ela lembrou pessoas brancas, para definir algo positivo, como as pessoas entenderem uma situação, seria uso da linguagem, como ferramenta, para a disseminação do racismo.
Pelo visto estas pessoas precisam estudar mais um pouco. Existem palavras e expressões realmente racistas, como “serviço de negro”, usado, levianamente, em épocas passadas, como exemplo de serviço mal feito, ou "denegrir", que está na mesma direção. Denegrir seria considerar a pessoa como negra, com intenção de criticar, ou humilhar, dando a entender que ser negro era ruim.
Agora esclarecer nada tem a ver com etnias e sim com noite e dia. Os antigos, que criaram palavras para descrever as situações do cotidiano tinham medo dos perigos da escuridão. Ficavam aliviados quando chegava a claridade e podiam enxergar tudo.
A coisa estava preta, ou negra, metáfora para situação perigosa, secreta, ou imprevisível, sem que se enxergasse alguma saída, também nada tem a ver com pessoas negras. Tem a ver com o medo ancestral das trevas da noite e das cavernas profundas. A cor negra, ou o escuro são também usados positivamente, dando a ideia de força, ou solidez.
Da mesma forma, passar uma situação “em branco” não quer dizer que as pessoas brancas sejam vazias de conteúdo. É apenas comparação com uma folha de papel sem nada escrito, em branco.

* https://www.poder360.com.br/brasil/apresentadora-petista-troca-esclarecimento-por-escurecimento/



Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

  1. Este Mundo está ficando extremamente chato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso, além de chato, desinformado.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos