Haiti e França

Cerca de 19 mil crianças cruzaram a selva entre Colômbia e Panamá rumo aos EUA este ano, segundo o Unicef, um em cada cinco desses migrantes são crianças, principalmente do Haiti.* Haiti, por quê? Por causa da França.
Haiti não tem que dar trabalho à Colômbia, Panamá, Estados Unidos, ou Brasil. Quem se aproveitou do Haiti foi a França e ela deveria ser a principal envolvida e responsabilizada.
A ONU deveria olhar melhor pelo Haiti. Para começar destituir a França como membro permanente do seu Conselho de Segurança, onde nunca deveria ter entrado. Na Segunda Guerra foi libertada dos nazistas, por ação dos Estados Unidos e Inglaterra, do contrario estaria falando heil Hitler até hoje. Pegou, como escravo povo, que vivia em continente geologicamente estável, a África e o largou em uma ilha sujeita a terremotos, que treme como uma batedeira.
Certo que o escravo, haitiano, Toussaint L’Overture botou os franceses para correr, mas tinha razão. Eram escravizados e muito maltratados. Ainda tiveram que pagar mega indenização, para que a França não enviasse forças, para fazê-los retornar à escravidão. Logo a França, tão iluminista e ecológica, que adora se meter, na vida dos outros países. Deve ter sido a única vez na História, que um povo, ex-escravo, foi forçado a indenizar, aqueles que o escravizou.
No estado de miséria em que foi abandonado, o povo haitiano não atingiu maturidade suficiente, para que seus representantes diretos falem por eles, em todas as situações. Mesmo que algum ex-presidente tenha dado quitação, ou assinado papel, eximindo a França de responsabilidade, isso deveria ser desconsiderado.
O Haiti é o hoje o país mais pobre das Américas, um dos mais pobres do mundo. Teve que pegar empréstimos vultosos, durante mais de cem anos, para pagar a tal indenização, pouco sobrando para construir um país e sobreviver. A França deveria perder o posto privilegiado, no Conselho de Segurança, enquanto não devolvesse, ao Haiti, pelo menos o que tomou, a título de indevida indenização, corrigidos em valores atuais.
 

* https://brasil.un.org/pt-br/156112-100-mil-migrantes-cruzaram-fronteira-entre-colombia-e-panama-somente-este-ano-alerta-oim

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos