Sociologia

Fala-se muito em estudar sociologia, porém quanto mais se estuda esta ciência, mais se vê conflitos, entre os diversos segmentos sociais.
Toda, ou quase toda, matéria divulgada, da área de sociologia é baseada em discriminação. Principalmente racismo e machismo. Aliás, o chamado racismo deveria ser chamado alterismo, uma vez que raça humana não existe. O indivíduo seria discriminado, simplesmente, porque é o outro. Isso quando é realmente o motivo da discriminação.
Como a Sociologia pode proporcionar observação abrangente e minuciosa da sociedade, em que vivemos, se é enredada em liames de paradigmas e estudos, baseados em dados estatísticos, onde são simultaneamente efeito e causa? Pior, nunca mostram a estatística correlativa. A polícia atira tantos por cento, a mais, em bairros de periferia, em relação a bairros ditos nobres, porque um percentual ainda mais alto de ocorrências e de mandados de apreensão ocorre naqueles bairros.
Também nas diferenças salariais por segmentos. Nos tratados de sociologia percebe-se a falta de uma consideração. O capitalismo, por perverso que possa ser, acaba sendo justo. Quer o melhor resultado financeiro. Exemplificando: Se uma mulher, contratada por um salário menor, consegue dar ao empregador, absolutamente, o mesmo retorno que um homem, a empresa só vai querer trabalho feminino, para gastar menos. O homem, para não ficar desempregado, seria forçado a aceitar esse salário menor, acabando por igualar. O famoso nivelar por baixo.
Enfim , com analises baseadas apenas em estatísticas, sem estudo mais profundo das causas, acaba incentivando rancores e provocando cisão social. Estudos só colocando uns contra outros não levam a nada.


Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir
em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos