Norma culta

As medidas educacionais, nas décadas recentes, têm evitado corrigir a criança. Evitam usar os termos certo e errado, buscam validar tudo. Acham que, dessa forma, serão mais igualitários, não discriminando crianças vindas das camadas mais pobres da população. Relevam o fato de que a escola seria, talvez, o único lugar, onde a esta criança poderia aprimorar sua forma de comunicação.
A escrita correta existe sim. Não é apenas norma culta, como dizem atualmente. Regras são para que o texto escrito diga, exatamente, o que se pretendia, não importa por quem, ou quando, será lido. Essa questão de aceitar redações, com erros de gramática e pontuação, multiplica a ignorância.
Criança tem enorme facilidade de aprender e memorizar. Não se pode desperdiçar essa fase com aceitismos. O professor mostrar um erro, não é humilhar. Se os colegas fazem “bullying”, cabe ao professor enquadrá-los em medidas disciplinares.
A criança passa anos na escola e sai sabendo até menos, do que quando entrou. A forma correta é única, ou são poucas. Erradas são infinitas. Se essa pessoa, um dia, for gerente de estabelecimento e for fazer um relatório, se for advogado e for redigir um contrato, vai acabar fazendo um instrumento confuso, que permite várias interpretações.
Para ilustrar como pontuação é importante, a frase a seguir mostra bem:
“Deus disse o diabo é bom eu é que não presto”. Permite, no mínimo, dois entendimentos, dependendo da pontuação:
1 – Deus disse: O diabo é bom, eu é que não presto. (Deus elogiando o homem das trevas e destratando a si próprio.
2 – Deus, disse o diabo, é bom. Eu é que não presto. (O Tinhoso destratando a si e elogiando Deus.
A criança tem que ser incentivada a usar a linguagem correta, na sala de aula. Coloquial deve ficar para o recreio.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento..  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos