CPI

Acabou de ser criada Comissão Parlamentar de Inquérito, que investigará a atuação do governo federal no enfrentamento da pandemia de coronavírus, assim como o uso de recursos federais, por estados e municípios, na sua contenção.
O Presidente, desde o inicio, assumiu uma postura e não escondeu. Isolamento apenas das pessoas de risco e as demais trabalharem normalmente, para manterem seus meios de vida. Não acontecer de virem a morrer, não pelo coronavírus, mas em virtude da quebra da economia, aí incluindo depressão, aumento da criminalidade, exames médicos e tratamentos não realizados, falta de comida e conseqüente desnutrição para muitos e todas as doenças atreladas à desnutrição. Comerciantes, empregados do comércio e camelôs precisam vender, flanelinha só come se vigiar carro, população de rua só come se padaria estiver aberta.
Ele apoiou, também de forma explícita, orientação de médicos experientes que indicavam o uso preventivo, no início dos sintomas, de medicamentos para combate a doenças tropicais, sendo que podemos ver que países que usam, rotineiramente, esses medicamentos estão com taxas de mortes quase dez vezes menores, que a média dos demais.
Devem ser apuradas todas as responsabilidades, sobre o enfrentamento da Covid19. A comissão deveria apurar principalmente possíveis desvios e mal uso das verbas da União, repassadas aos entes da federação, para essa finalidade.
Tem que observar se foram usados, realmente, em medidas para conter a pandemia, ou pagamentos de despesas gerais em atraso, por má administração, ou direcionada para beneficiar outros setores. Neste caso deveriam ser aplicadas imediatamente e com todo o rigor as punições cabíveis.
Lockdowns, tão aplaudidos por alguns, provoca, além da quebra da economia,  demanda reprimida e assim que liberado, concentração indevida de pessoas, além da desobediência pura e simples.
Ninguém desobedece por causa do Presidente. O povo revolta-se e desobedece lockdowns no mundo inteiro e o presidente Bolsonaro não é tão poderoso assim.
Políticos e autoridades judiciárias que tentarem bloquear, ou impedir, a plena investigação estarão sujeitando-se a serem considerados coniventes e cúmplices e a eles dirigida a repulsa, pelas mortes ocorridas.
Tem que ser levado em conta, que não havia regra certa e inequívoca, nesta pandemia. Tudo foi experiência e o nosso Presidente cuidou de não aplicar  medida elitista, pretendida por muitos, de resguardar apenas a elite, que tem meio de vida garantido.


Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safari, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

  1. STF é conivente com Lula e com todos que oba apoiam. Já sabemos do resultado! Não há novidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos