Minha isso, meu aquilo

De todos os modismos instituídos, um dos piores é chamar todos os programas, de acesso a serviços, pelos possessivos. Como se adiantasse alguma coisa. Botam o meu e o minha, para disfarçar o atendimento, cada vez mais impessoal.
Minha Claro, Minha Casa Minha Vida, Meu INSS, Meu Imposto de Renda... Primeiro que grande parte das pessoas, que pesquisam, o fazem para terceiros, seja um profissional, ou alguém fazendo para amigo. Não é meu, coisa nenhuma.
Pagar uma competência atrasada de INSS, que não estava agendada a tempo, no início do ano, por exemplo. Direto no aplicativo do banco, nada feito. Não calculam mais os acréscimos. Quando pomos a data atual dizem que a competência está errada. Em abril só pagam a partir da competência 3, de março.
Buscar no site. O que é federal jogam a consulta no Gov.br. Misturam tudo. Às vezes a gente quer uma coisa simples, direta e eles nos envolvem com todas as possibilidades de dúvidas, que uma pessoa, nem sempre física, pode ter com os órgãos governamentais.
Abro a página e vem um tal “novo pedido”, com instruções para digitar. Digitei o que precisava “Pagar competência atrasada” e não vem informação alguma, a página nem se mexe. Lá embaixo um consultar pedidos. Nenhum pedido encontrado. Ai vem novamente novo pedido. Aparece uma lista e nenhum é o que preciso.
Tento no caixa automático, vem competência errada.
Volto à internet e depois de muitas buscas consegui uma página SAL, Sistema de Acréscimos Legais. Fiz o cálculo. Só que o sistema coloca automaticamente competência 4. A competência 4 já consta no novo  agendamento anual. Não há, ali, como mudar para 1, ou 2.
E este é o “Meu” INSS ! Não tem jeito, acho que vou ter que ir à agência.

 O blog usa linguagem semi coloquial. 

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safari, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos