Instrumentos

Poucos, hoje em dia, têm Matemática na cabeça. Quantas vezes, num supermercado, encontramos café, embalagem de 250g a R$3,49 e 500g a R$7,49. Quantidade maior, proporcionalmente mais cara, contrariando a lógica objetiva , onde quantidade maior, seria relativamente mais barata. Os clientes não se dão conta e às mais das vezes, o gerente também não, quando é alertado.
Na mesma prateleira, podemos notar outras ocorrências inconsistentes, como leve 4 pague três, a preço maior que o triplo da unidade.
Podemos, com certeza, culpar as calculadoras. Quase ninguém tem mais tem noção intuitiva de proporção e se pegar lápis e papel, vai ficar perdido e pedir ajuda.
A maioria das pessoas não sabe comparar incidência de uma pandemia, em países com populações diferentes. Um grupo de rede social era a favor de lockdown, alegando que a Argentina, adepta ferrenha da medida, tinha menos afetados pelo COVID que o Brasil. Proporcionalmente à população, a Argentina tem número de casos semelhante e mais mortes que o Brasil*. A mídia nacional se aproveita disso e de sermos país com uma das maiores populações do mundo, para impor números absolutos, desqualificando o Brasil.
Agora, também  o GPS está levando embora o sentido de orientação espacial. Muitos não prestam mais atenção nas paisagens, na direção em que está o mar, não mentalizam as montanhas ao longe, esquinas, ou edificações de destaque. Se o GPS falhar, fica difícil o retorno.

* https://www.lemonde.fr/les-decodeurs/article/2020/05/05/coronavirus-age-mortalite-departements-pays-suivez-l-evolution-de-l-epidemie-en-cartes-et-graphiques_6038751_4355770.html


Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.    

Comentários

  1. Bom mesmo era quando tinha Walmart no Brasil que já fazia as contas pra vc

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos