Comprar

O produto do mercadinho da esquina está um pouco mais caro, do que aquele que viu na internet? Bem, o dono do mercadinho tem uma clientela menor e tem que tirar dali, o sustento de sua família.
Em compensação, ele ajuda a incrementar a economia local. Ele dá emprego a um trabalhador, que desempregado, acabaria forçado a entrar para o crime. Iria traficar aquela droga, à qual estaríamos expostos ou, quem sabe, ser o assaltante no sinal.
Continuando, o comerciante vai gastar no barbeiro daqui, comprar no supermercado aqui. Frequenta hospitais aqui, que dão empregos a pessoal, de saúde, daqui. Mora aqui, local próprio, ou de aluguel, incentivando a construção aqui. Aqueles que têm emprego aqui, gastam aqui.
Se compramos roupas de um polo de confecção daqui é mais emprego para o pessoal aqui, que vai comprar no mercadinho daqui, aumentando a clientela, encalhando menos e possibilitando baixa de preços. Se você aplica seu dinheiro em uma agencia bancaria daqui, o mesmo.
Melhor ainda se os donos da empresa são daqui e também consomem aqui. Lembram da Chocolates Garoto, em sua origem? Megaempresa totalmente capixaba, de Vila velha. Os donos moravam aqui, gastavam aqui. Podiam pagar bem aos profissionais daqui. As crianças estudavam em colégio daqui.
Na verdade, o muito barato vem da China, povo que vive sob política controvertida e que, de qualquer forma, não está nem ligando para nós.
Ao comprar, vamos primeiro pensar em produtos do nosso Estado. Quem conhece as indústrias do Estado, divulgue em suas redes sociais. Depois, produtos brasileiros. Aqui tem SUS, que muitos reclamam, mas têm. Por aí, não. Por isso têm pouco encargos trabalhistas e fazem competição nos preços.
Incrementando a nossa economia, no mínimo aumentará a nossa tranquilidade. Ao dormir pensaremos: estou contribuindo para reduzir a bandidagem que poderia, quem sabe, estar à minha porta.
Exemplo de empresa genuinamente capixaba: Frigorífico Zucoloto. Fica em Pedra Mulata, Viana ES

 O blog usa linguagem semi coloquial. 

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safari, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos