Leitores

Estamos perdendo o habito da leitura. Leitura de livros. Todo o  tempo para leitura é usado na internet e mesmo assim, não muito bem utilizado. A maioria das pessoas, que repassam um post, não o leu até o final, ou assistiu todo o vídeo. Passa um olho e acha: vão gostar. Não pensa, que farão como ele próprio, apenas passar um olho.
No passado, os livros eram muito descritivos, descreviam principalmente as paisagens. Hoje todo mundo sabe como é esquiar na neve, como são as ondas do mar, um deserto de areia, ou paisagem montanhosa, mesmo quem nunca saiu do lugarejo, onde mora. Os filmes e a televisão mostram a todo momento, isso desde o século passado. Agora há também as redes sociais.
No século retrasado e início do passado, não havia essa noção, os livros tinham que detalhar e fazer comparações, até o leitor poder criar uma imagem em sua mente. Também outro fato: as férias eram longas, em geral estudavam em internatos longe de casa, aulas o dia inteiro e também aos sábado, os livros caros e a pessoa tinha, às mais das vezes, um único livro para ler. 
Voltando à atualidade, quando comecei este blog decidi que o tamanho médio dos posts seria meia página. Até as crônicas ficaram longas, para o século XXI.
No século XX tínhamos uma revista e a semana inteira para ler. Hoje, entre mensagens, Facebook, Instagram, e-mails, WhtsApp , X, jogos online, além de propagandas inseridas, vai o tempo todo.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos