Clima

Voltou a cúpula do clima com o objetivo, previsível, de imprensar o Brasil, por causa de queimadas na Amazônia.
Indiscutivelmente as queimadas são uma grande adversidade, têm que ser combatidas a todo custo, mas não é só. As emissões de gases poluentes têm que estudadas minuciosamente e exigido o controle em todo o mundo.
A emissão de poluentes tem que ser equilibrada e em princípio, não há forma mais justa do que unidades de CO2, per capita. Só que implicaria em países como a China e a Índia poderem acabar com o oxigênio do mundo e o Canadá ou Austrália ficarem estagnados, sem poderem produzir. Se for proporcional à área, as mesmas China e índia ficam atravancadas, sem poderem produzir sequer para o consumo próprio.
O melhor é haver uma regra ligando densidades populacionais e unidades de emissão de CO2.
Se o parque industrial consome muita energia do petróleo, tudo isso tem que ser calculado e levado em consideração no cálculo. Escape dos veículos em circulação, poluentes da produção de energia elétrica que, inclusive, move veículos elétricos, ou incêndios sazonais.
Adaptar uma curva num diagrama densidade populacional x emissão de CO2 per capita admissível, onde seriam 10 unidades onde a densidade fosse até 10 habitantes por km² e 1 unidade onde a densidade fosse 400, como a da Índia. Esses números são apenas sugestão. A curva deveria ser bem debatida buscando o ajuste ideal.
E não é pagar, reduzir mesmo, como querem com a Amazônia, simplesmente proibir. Se os emitentes são escapamento de automóveis, que se reduza drasticamente o numero desses. Determinar número de anos, para reduzirem, sob pena de multas elevadas e impedimento de interferir na ONU, por exemplo.
Qual a melhor curva? Algo a ser estudado exaustivamente, para que seja bem definida.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos