Domésticas e Regime Militar

Assim como Getúlio foi o pai dos pobres, os generais poderiam ser considerados os pais das empregadas domésticas.
Antes, empregada ganhava um dinheirinho na mão e pronto. Se desagradasse à patroa ia para a rua, no mesmo instante. Havia várias querendo o lugar.
Com a explosão econômica, que ocorreu no regime militar, mulheres sem qualificação profissional eram admitidas em muitas profissões, como na construção civil, ou como gari. Fora o comércio, empregando como nunca. Faltava para o trabalho doméstico. As patroas tinham que ser bem tolerantes, ou ficavam sem.
O Regime Militar concedeu os principais direitos trabalhistas, como férias, décimo terceiro, carteira assinada, licença médica, licença maternidade e previdência. Nem Getúlio Vargas lhes concedeu estes direitos que, aliás, são os básicos. Os demais, fora FGTS, pouco acrescentam ao trabalhador, muito mais a quem lida com causas trabalhistas.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos