Terreiros
No anexo II das Orientações Para o Plano Plurianual, dispostas na Resolução nº 715, de 20 de julho de 2023 do Conselho Nacional de Saúde* vemos no item 46: Reconhecer as manifestações da cultura popular dos povos de matriz africana e suas unidades territoriais tradicionais, como Terreiros, Barracões, Casas de Religião, etc. como equipamentos promotores de saúde e cura, complementares do SUS.
Não ficou devidamente explicado se é um conceito, apenas simbólico, de apoio à população negra, ou se essas entidades receberão verbas do SUS.
Para receber verba do SUS deveria ter havido, previamente, trabalho científico, com pesquisa comprovando o impacto, desses centros, na saúde da população. O trabalho deveria comparar, estatisticamente, a condição de saúde daqueles que frequentam esses espaços e das populações, de mesma condição social, que não frequentam. O mesmo deveria ser estendido a culturas de outros grupos sociais, ou religiosos, da população brasileira.
Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.
Comentários
Postar um comentário