Mercado 4D

Os modelos econômicos vão se sobrepondo. Um derrubava o anterior, mas deixava fôlego. Os artesãos, de alguma forma, derrubaram o trabalho pessoal. A indústria foi, aos poucos, derrubando os artesãos. Os monopólios, ou oligopólios derrubando as indústrias.
Havia, porém, empregos, de todas as qualidades, dependendo da condição do indivíduo, contrariando os socialistas. Mas, o que aflige é que o panorama vai adensado, agora não são mais eras, ou séculos. São décadas e estão virando anos.
Dentro do estudo matemático dos limites a tendência do mercado é as empresas crescerem, produzirem mais e engolirem as outras pelo mundo afora, até que haja um único proprietário. Seria o limite. E o mercado continuando da forma que é, esse limite não estaria muito longe.
Falei teoricamente em um único dono de todos os bens do mundo, do botão que acionaria todos os equipamentos, mas é claro que isso é apenas teórico, o limite. Uma carga não tem que está aplicada no limite, o ponto de ruptura. Um pouco antes já causa estragos irreversíveis.
Economia de mercado deu certo, ate recentemente, mas já não esta satisfazendo. A produção concentrando, a inteligência artificial produzindo, para alguém. O que será isso, daqui a algum tempo?
Tem que haver e rápido, mudança no modelo econômico predominante no mundo, que não pode mais ser a economia de mercado, na forma que conhecemos. Isso já era para estar sendo feito. Uma coisa é certa comunismo ou socialismo, com burocratas estatais incompetentes, agindo com arbitrariedade, mandando em tudo e se locupletando, definitivamente não.
Tem que ser uma coisa moderna, original, assim um Mercado 4D. E que seja funcional.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos