Senhas

Sempre somos recomendados a utilizar senhas complexas, para evitar que sejam descobertas. Cada vez exigem mais elementos, com maiúsculas e minúsculas misturadas com números e caracteres como til ou asteriscos. Como 8HT&*vfX, tipo aquelas que o próprio site sugere. Somos também recomendados a usar senhas diferentes para cada uso: E-mails , acesso a cursos, Receita Federal, INSS, contracheque online, bancos, prefeituras para segunda via de IPTU, icloud, e-mail, concessionária de serviços, desbloqueio de celular e por aí vai.
Segurança como? Ninguém vai decorar uma senha dessas, especialmente pessoa com alguma idade, mesmo ainda longe da faixa de idoso. Vai ter que anotar na agenda, ou num papel e deixar na gaveta de casa, ao alcance de empregados,  visitantes, ou até familiares pouco confiáveis . Ou carregar na bolsa, que pode ser largada, displicentemente, na mesa de trabalho, ou ainda, anotar em arquivo de computador.
O oposto da senha segura seria a senha de estimação. Uma única para tudo. Não precisa ser tão obvia, como a data do próprio aniversario ou do parceiro. Pode ser Hitler39, ano do inicio da segunda guerra. Boa segurança, maiúscula, minúsculas e algarismo. Ou Mickey123*, incluindo asterisco.
A questão é que usando a mesma para tudo, pode um programa espião captar seqüência de caracteres, muito repetidamente digitada.
No caso descrito na inicial, pode um hacker enviar um programa que identifique, no computador, arquivo de texto que contenha varias palavras de um conjunto, como IPTU, plataformas de email, bancos, etc. Certamente é um arquivo de dados pessoais.O ideal, talvez, fosse um meio termo. Uma senha básica e alguma variação em torno dela. Algo que ainda dê para memorizar.
Temos que levar em conta também que muito uso indevido, do cartão de crédito da gente, não é hacker. É por termos fornecido os dados do cartão, inclusive o código de segurança. Podem fazer mau uso. O ideal, nesses casos, é usar cartão virtual, fornecido pelo banco.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos