Manual de instruções

As instruções do meu, recém comprado, equipamento auditivo são online, veio um QR code na embalagem. A questão é que a página não se refere apenas ao aparelho em si, mas a tudo o que o fabricante produz.
No passado, no tempo do livreto de instruções, esse procedimento já não era muito aceitável. Produzir um número cinco, ou seis vezes, maior de manuais poderia baratear a unidade, mas de qualquer forma um manual bem abrangente, de trinta páginas deveria ser mais caro, que um de apenas dez, para um único modelo. Provavelmente, uma coisa compensaria a outra.
Agora, menos ainda. O manual é um site na Web. Apenas o QR code deveria levar à pagina exclusiva do produto que estamos comprando, não precisaríamos ficar perdidos, em um monte de códigos de identificação, de equipamentos assemelhados. Um preconceito potencializado com os idosos, que já não tem o cérebro com a mesma clareza e velocidade, de épocas passadas.
Fazem leis, para tanta coisa. Poderia haver lei obrigando todo manual de instruções, impresso, ou via web ser exclusivo para um único produto. Seja aparelho auditivo, eletrodoméstico, automóvel, ou qualquer coisa. Poderia até haver, de forma discreta, links para outros produtos da mesma linha, porem neste caso, link visitado por vontade do usuário, que quiser comparar o seu produto. Não deixá-lo, logo de inicio, com a obrigação de fazer a escolha.
Outra coisa: Mesmo que queiram fazer as instruções em vídeo, colocar obrigatoriamente, a informação também em texto. Um olho treinado encontra, em segundos, o que está buscando, em vez de ter que perder tempo empurrando, para lá e para cá, o cursor do vídeo.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

  1. Amiga Marília,
    Muito oportuno o seu artigo, como a maioria deles.
    Como estou na idade e situação de precisar de um aparelho auditivo, gostaria de saber a marca, para NÃO COMPRAR do mesmo fabricante.
    Em tempo, estou comentando como anônimo pois ainda não estou velho o suficiente para aceitar imposições do Google.
    Se interessar a alguém,
    Meu nome é Antônio Luiz Pagani, e o meu emai é
    alpagani1@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  2. O aparelho é bom, a gente tem bastante atenção da fonoaudióloga que atende, mas quando precisamos instrução suplementar vai o link fornecido pelo QR code, para você ter uma impressão que pessoal.
    https://www.resound.com/pt-br/help

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Musk cai, Moraes fica