A curva

Sempre ouvimos falar no outro lado da curva. Quando crianças, crescemos até chegar ao topo da curva do crescimento, ficamos aí por longo tempo, mas há muito nós, os idosos, já estamos do outro lado. Cada vez que o médico toma a medida são uns milímetros a menos.
Existe curva para tudo, pelo menos aparentemente. Tudo tem um mínimo, um ponto almejado, onde infelizmente não para, em definitivo e depois começa o retorno. Esse tempo entre inicio, meio e retorno pode ter o alongamento que for, mas é inexorável, nem que fosse até infinito, mas, infelizmente não é.
Observando a  curva do bem estar. Trabalho, em épocas remotas era muito duro, o patrão não dava folga, até que caísse desmaiado, em cima do produto. Até que vieram as primeiras leis trabalhistas, estabelecendo oito horas diárias. Razões humanitárias, o ideal seria o trabalhador trabalhar 40 horas por dia.
O produto das primeiras máquinas era algumas vezes mais demorado que de  uma manufatura. A coisa foi indo, passou por um ideal, nas últimas décadas do século passado, quando as pessoas tinham empregos, ganhos e podiam adquirir produtos variados que preenchessem a suas necessidades entusiasmos, cobiças e satisfações.
Continuou indo indo, indo e começou a não mais ser necessária tanta gente na produção. As indústrias precisavam competir, umas com as outras, barateando os preços. Carretas de transporte, cada vez mais compridas, trens sem maquinista. Tudo automático, máquinas não precisam de folgas trabalhistas.
E o ser humano deslumbrado, com esse mundo automático, até perder o próprio emprego, não conseguir outro e não conseguir fazer viabilizar uma ideia própria, uma vez que essa já foi automatizada por alguém, há algum tempo.
Bem, sempre poderá ser influencer, motorista de Uber, ou desenvolver mais um aplicativo de celular. Até quando?

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safari, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Musk cai, Moraes fica

Fakes, como evitar