Letramento


De tempos em tempos aparecem palavras novas. Agora não se pretende mais alfabetização e sim letramento. O que seria isso? A criança aprender as letras? Brincar com as letras? Saber as iniciais do nome do irmão, do papai, da mamãe?
Buscando a origem do termo, foi encontrado que se originou do inglês literacy, que quer dizer habilidade de ler e escrever. Entender o que leu e saber escrever o que pretende dizer. A alfabetização, pura e simples, faria a pessoa repetir palavras escritas, sem entender o que está lendo. Estranha é a forma que usaram para passar a palavra para o português.
Em épocas passadas, a criança era alfabetizada nos primeiros anos da escola. Apenas pronunciar, corretamente, a palavra escrita , sem maiores preocupações.
Mais à frente tinha que contar o que leu com as próprias palavras, em matéria chamada interpretação. Tinha, também, que escrever pequenos textos, aprender a redigir ofícios e requerimentos. O dito letramento vinha naturalmente.
A origem da dificuldade atual pode ser a mesma de outros problemas educacionais. Permissividade nas salas de aula. Falta de clima adequado para estudar.
Alguma criança pode ter necessidade especial e deveria ter a assistência adequada, mas com respeito e disciplina, todos chegariam lá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos