Socialismo
Quando falo sobre socialismo refiro-me ao sentido que a palavra tomou: comunismo mesmo. Como nas repúblicas “socialistas” soviéticas, da cortina de ferro. Onde as pessoas viviam na penúria e não podiam reclamar.
Nada desse negócio, que os que se acham intelectuais citam como exemplo, os países nórdicos. Isso não é socialismo. É capitalismo com respeito ao dinheiro dos impostos. Onde a arrecadação é usada para o bem estar ao povo, não para afagar dirigentes. O mesmo se pode dizer de Israel, quando da sua recriação em 1948.
Vê se na Noruega um Alexandre de Moraes legislando por conta própria? Lá um deputado federal mora em apartamento comum e faz a própria comida. O norueguês pode ir onde quiser, até em Cuba e não vai receber balas nas costas, como ocorria na Alemanha Oriental, absurdamente chamada república democrática. Democracia lá era isso: balear todos os que quisessem fazer um passeio do outro lado, sem distinção.
Aqui no Brasil há muitos que se dizem socialistas. Temos que deixar uma coisa esclarecida: Ser socialista do alto, com bom salário pago pelo Estado e viagens internacionais é muito bom. Ruim é ser socialista comum.
Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safari, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Tracking). Com Site outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.
Comentários
Postar um comentário