Eleições em Vitória

 

A cidade de Vitória escapou, por sorte, de golpe de políticos, que queriam aproveitar a fragilidade das urnas não auditáveis, para impor o seu candidato, João Coser, no segundo turno das eleições para prefeito, manipulando o resultado. O petista era o único candidato viável, no Brasil, para continuar levando a patota esquerdista para uma capital.
Providenciaram pesquisa, através do Jornal A Gazeta, representante local da rede Globo, com instituto de maior fama no país. A pesquisa dava empate aos dois candidatos, que disputavam o segundo turno e foi publicada na véspera das eleições. Não empate técnico, empate mesmo. Teriam a pesquisa para mostrar a redefinição, de ultima hora, do quadro eleitoral, justificando mudança inesperada na votação. O assunto foi objeto do post Fraude, deste blog, em 30 de novembro passado.
O instituto Ibope tem anos de pratica, com bons acertos, não iria errar em uma eleição já definida, conforme mostrou outro instituto, o Futura, menos aplaudido, em pesquisa, dados tomados no mesmo dia e mesmo horário, cravando o resultado. Isso deveria ter merecido investigação provocada pelo TRE e em sua displicência, como ocorreu, o TSE deveria ter agido.
O candidato da oposição tinha chegado ao segundo turno, como o mais votado, vinha mantendo dianteira nas pesquisas e os petistas queriam passar aquela imagem, da sua própria candidatura crescendo, nos instantes finais. Porém, não havia tempo para influenciar tanto, a cabeça do eleitor, seria adulteração mesmo.
Deve ter sido plano em escala nacional, que gorou de última hora, por algum motivo, provavelmente briga interna, mas certamente o “como fazer” existia. O Ibope  acabou pagando o mico.

Informação: O candidato Pazolini teve 58,5% dos votos, encostando nos 58% da pesquisa do Instituto Futura.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos