Comparação

Desde há muito tempo comparam o capitalismo real, bancos cobrando juros altos, por conta maus pagadores protegidos, ou empresários demitindo, para baratear custos, esquecendo que pagam impostos exorbitantes, com a fabulosa teoria comunista: “De cada um, segundo sua capacidade, a cada um, segundo suas necessidades".
Vamos então, fazer o contrário. Comparar o comunismo real, com o capitalismo teórico.
Até hoje, o que se viu de comunismo foi elite administrativa distribuindo tudo, entre os próprios, deixando o povo à míngua. Com amigos e cúmplices, destacados para os órgãos de produção, nada entendendo do assunto, produzindo pouco, sem cumprir prazos, escassez  total, menos para os apadrinhados.
Já os bancos! Vamos falar de bancos. Imaginem um mundo sem eles: As pessoas que quisessem guardar algum, para a velhice, teriam mesmo que guardar moedas no colchão e ficar tomando conta. Não poderiam tirar férias, sem deixar o patrimônio em risco. Já o jovem cheio de ideias, para criar coisas úteis, teria que juntar dinheiro, até conseguir ter o suficiente, para começar a produzir. Iria ficar velho e perder o ânimo, antes de conseguir.
Até que eles, os bancos, surgiram. Guardavam o dinheiro, que alguns reservavam para a velhice e emprestavam, para quem precisasse começar um negócio, cobrando algo pelos serviços prestados, os juros. Se não fossem eles, apenas jovens de famílias ricas poderiam por em prática suas ideias. 

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos