Afrodescendentes

Lendo o material didático do curso online da minha filha, na parte de Historia dos povos afrodescendentes, vi que continuam presos ao período escravocrata do Brasil e às diferenças sociais, por etnias. Nada de que um afrodescendente, mais característico, possa se orgulhar. Um rei, do seu povo ancestral fez isso, ou aquilo, ou um cidadão africano tinha esta, ou aquela capacidade.
Mesmo que não tenham deixado registro escrito das próprias sagas, nas entrelinhas da literatura deve ser encontrada. Aquele rei aliado, “traidor”, que deixou dizimarem um acampamento de colonizadores europeus, pode ser visto de outro ângulo, por olhos africanos. Deve ter havido muita aliança com chefes locais bem, ou mal sucedidas. Os europeus não iam se arriscar sozinhos entre animais chifrudos, ou peçonhentos, pior ainda, tribos hostis.
Documentos da época da escravidão, que dizem faltar aqui no Brasil, deve existir no mundo. Em Portugal, ou na Inglaterra, por exemplo. Deve haver registro das tribos, de onde vieram, que destino os navios tomaram.
Dessas tribos deve haver História. Algum rei africano cruzou um rio, quem sabe o Nilo e gritou em seu próprio dialeto ALEA JACTA EST ( a sorte está lançada). Alguém da nossa época esteve ao lado do romano Júlio César quando ele bradou esta frase? Ou ao lado de Dom Pedro I, no Independência, ou Morte? A História conta e pronto!
Assim como eleição não se ganha, se toma, como disse o ministro Barroso do STF, História mais do que se vive, cria-se.
Um povo, para desatolar, tem que se orgulhar da própria História. Alguém por acaso pensa que Tiradentes era ídolo, aos olhos de D. Maria Louca, rainha de Portugal? É a História contada pelo Brasil.
Se o Brasil continuar se pegando no fato, de que os afrodescendentes foram os coitadinhos da História, chegaremos ao ano 3000 com a questão racial mal resolvida.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos