Matematicamente impossível

Todos os regimes de viés comunista implantados falharam, mesmo os disfarçados sob o nome de socialismo.
E a China? A China não é mais comunista é um país que estimula o empreendedorismo*. Apenas o empreendedorismo estimulado dá certo, não adianta tentar cobrar impostos de quem não produz.
O socialismo tenta enganar com um Estado grande e discurso de igualdade. Igualdade nunca existiu no socialismo. Sempre há uma casta de privilegiados, que ocupam cargos públicos e que repartem entre si os benefícios do que conseguem arrancar de impostos. Esta casta é limitada, apenas companheiros, porque o que foi tomado não dá para muitos. Nunca, no socialismo vai haver uma grande classe média.
No comunismo, pior. Não adianta indústria gerida pelo Estado. Quem manda, quem planeja a produção é um comitê e comitê apenas consegue um pálido sucesso, quando consegue unanimidade em marcar a data da próxima reunião. Empresa funciona, quando está na mão de quem tem talento para tal e o empreendedor nato não tem paciência com membros, incompetentes, de comissões.
Não adianta brigar com a Matemática. Empresa mal gerida vai produzir pouco, vender pouco agradar a poucos e no final, dali será arrecadado pouco, por mais que espremam.
Esses modelos falham, porque é matematicamente impossível darem certo. 

*https://exame.com/mundo/como-o-espirito-empreendedor-chines-fez-o-pais-crescer-nas-ultimas-decadas/

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos