Conhecimento acumulado

Um modernismo educacional dos paulos freires da vida é de que não é o professor, que possui o conhecimento e o aluno que o adquire. O professor deveria estar em uma posição horizontal, com o aluno, não sendo este apenas um elemento de aquisição de conhecimento. A educação deveria levar em conta a realidade e as histórias de vida de cada indivíduo e dar-lhe autonomia. Não ensinar e sim satisfazer à necessidade de conhecimento do aluno, que seria o ator principal, com os conhecimentos que traz consigo e o professor iria, apenas, estimulando e validando.
No caso de uma comunidade indígena, por exemplo, satisfazer a curiosidade desse indígena. Eles dizendo o que querem saber e o professor indo atrás.
Ótimo, lindo, beleza pura. E o conhecimento acumulado da humanidade, onde fica?
Se o índio quer ser um xamã, ótimo. Será um xamã mais estruturado. Mas e se ele quer entrar, algum dia, em uma faculdade de medicina tradicional, por cotas, que seja? Ser médico de todos, aprender a usar medicamentos químicos e antibióticos? Passar em um concurso?.
Será que querem múltiplos brasis? Brasil do índio, com pajé e dos brancos e assemelhados, com médicos?
A humanidade acumula conhecimentos, desde tempos imemoriais. Um cientista da computação hoje, provavelmente nem sabe os passo-a-passos da informática, que levaram aqueles pacotes prontos, para montar um aplicativo. Um estudante de Engenharia, de há cinqüenta anos, usava logaritmo, em suas fórmulas. Tinha, lá atrás, aprendido como se chegou a uma tábua de logaritmos mas, se ele próprio tivesse que refazer a tábua, gastaria boa parte de seu tempo hábil e não teria tido tempo, para aprender e fazer cálculos estruturais.
Resumindo, um dos maiores patrimônios do mundo é o conhecimento acumulado da humanidade, que é ensinado e passa, através de gerações. Não podemos deixar perder isso.

  

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos