Raios

Nunca vi cair raios às 6:00 da manhã. Pelo menos aqui na Grande Vitoria. Observo há uns 65 anos, porque, quando criança, morria de medo de relâmpagos e trovões. Queria que amanhecesse logo, porque de manhã não tinha trovões e raios. Ninguém tinha me falado, foi observação própria.
Costumo nadar de manhã cedo, em piscina ou na praia, somando os tempos, há mais de quarenta anos. Nunca vi relâmpagos, ou trovões nesse horário, por isso é o meu preferido.
Não pode ser falta de percepção, por causa da claridade e barulhos do dia. Tempestades no meio da manhã, ou da tarde, ficam bem audíveis e visíveis.
Cheguei a criar uma teoria. Todos sabemos que os raios, relâmpagos e trovões são causados pelo choque de nuvens. Estas devem ter limite máximo e mínimo de expansão.. Com o resfriamento da madrugada, as nuvens devem encolher e aquietarem-se, não havendo colisões.
Busco, há já algum tempo, informação a respeito na internet, mas ainda nada encontrei.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos