Mando virtual, reprodução

Esta é reabordagem de post antigo.

A gente vendo filmezinho de seriado norte-americano aprende muita coisa. Uma é penalizar o mando indireto, ou a cumplicidade.
Todo criminoso deveria responder, também, pelas consequências indiretas de suas ações. Um traficante deveria responder, como mandante, de homicídio, por assassinato cometido por seus clientes, sob efeito de drogas.
O bandido deveria responder, também, pelo resultado de balas perdidas, em ações policiais visando sua captura, ou ação de cidadão, em defesa própria, ou de sua casa e familiares, contra eventual invasão de sua parte. O policial deveria responder apenas em tribunal militar pela sua forma de atuação, se foi adequada . O cidadão que mata, ou fere, para se defender deveria ser liberado, sem maiores transtornos, por se tratar de legítima defesa.
Ao cometer crimes, o bandido assume o risco de acarretar consequências, que vêm a agravá-lo. É um mando indireto. Ele força terceiros a fazerem uso da força, muitas vezes com efeitos perversos.
Se há desigualdades sociais, estas devem ser cobradas da sociedade como um todo e especialmente de políticos e autoridades. Ir fundo. Verificar os que liberaram invasões, em troca de votos, ou os que se apropriaram de dinheiro público. Investigar, também, o Judiciário, se foi complacente.
 
 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safari, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos