Estatísticas

Lembro de uma tia, conversando sobre famílias conhecidas. Muitas vezes um filho ficava cuidando da propriedade da família, tinha talento, capacidade e dava certo, enriquecia a família, comprava mais terras para si próprio e ficava muito rico. Ela logo dizia: Esse teve tudo! Teve começo, teve facilidade!
Outro, ao contrário, dava errado. Os irmãos, que foram para a faculdade, tinham suas carreiras e ela dizia: Coitado, ficou enterrado naquele campo, levando tudo nas costas !
Análise apenas pelos efeitos, não observando que ambos começaram de forma, mais ou menos, igual.
É muito freqüente esse tipo de análise, em situações vividas por diversos segmentos sociais, muito comum nos casos em que denunciam racismo. Conclusões baseadas apenas em estatísticas. Normalmente, não é exposta a estatística correlativa. Não são observadas, ou divulgadas, as ações que concorrem, para que os fatos ocorram. Poderiam estar incluídas, ações da própria parte desfavorecida.


Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos