Expressões indevidas

Expressões de uso indevido, principalmente pela grande imprensa, que teria obrigação de bem informar.
Culpar a vítima
Vê-se em noticiários, programas de conversas, ou em seriados de TV, o uso da expressão culpar a vítima. Dizer que a vítima se expôs, usar esse argumento em uma demonstração, numa palestra, não é culpar a vítima. É apenas bem orientar, informar, como instrução, que a vítima, em benefício próprio, poderia ter sido mais cautelosa.
Culpar a vítima seria minimizar o feito do agressor “porque a vítima facilitou” isso não deveria ocorrer jamais. Perdoar o estuprador porque a vitima estava provocante, ou o assaltante porque a vitima usava joias. Temos que levar em conta, que a polícia, mesmo preparada para se defender, toma cuidados em seus deslocamentos. Não custa nada, orientar as pessoas a se cuidarem.
Outro é cura gay.
Quando se fala em um profissional, da área psíquica, atender um paciente, que está em dúvida sobre a própria sexualidade, não quer dizer curá-lo de tendência à homossexualidade. Com a mídia bombardeando a toda hora, um jovem pode sentir-se atraído por pessoas do sexo oposto, mas lembrar que, quando criança, gostava das bonecas das irmãs. Ou gosta de pessoa do mesmo sexo, para conversar, para viajar, para dividir espaço, mas contato corporal prefere do sexo oposto. Ou, ainda gosta do modelo tradicional de sociedade, dividida por sexos e gosta de pertencer ao masculino, que considera dominador, gosta de poder, mas sente atração física por outro homem. Está confuso e poderia ter apoio, para lidar com a situação. Por que não um profissional para ajudar?

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos