Denegrir

Fui criticada, como se estivesse me tornado esquerdista, por ter afirmado que o termo denegrir é racista e deve ser evitado. Foi dito que a palavra vem do latim denigrare, que significa “tornar escuro”, ou “manchar.
Enxergo de forma diferente. Concordo, definitivamente, com a militância racial, em relação a esse termo denegrir. Mesmo sabendo que vem do latim e o significado. Só que essa palavra foi, historicamente, utilizada para criticar, ou rebaixar brancos, ou pardos claros, dizendo que têm comportamento de negro, como isso sendo uma ofensa grave. “Denegriu fulano”. Rebaixou-o, dizendo que tem comportamento de negro. Não há outra explicação, que seja mais adequada.
Como a palavra veado que, provavelmente, deve vir do latim e também é ofensiva.
Critico a militância quando dizem que negro, preto, ou escuro, no sentido de medo, ou preocupação é palavra racista. A cor negra sempre foi usada em relação a coisas densas, fortes e amedrontadoras, em todas as sociedades. Nada a ver com pessoas de pele escura. Além da escuridão da noite, que amedrontava, o fundo das cavernas, dos poços, o interior do armário fechado, tudo que é bem vedado é escuro. Vem daí o  termo “caixa preta”. Certamente no sentido de inviolável.
Lista negra. Lista de pessoas com ideias sombrias, que escondem o que fazem, como se estivessem em um cômodo escuro. Acredito que a maioria das listas negras devem conter, na verdade, nomes de pessoas brancas. Nada a ver com listas de escravos fugitivos.

 

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safari, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos