É propina sim
A BYD, empresa chinesa fabricante de carros elétricos renovou o comodato de dois de seus veículos, para a Presidência da Repúblicae além de vinte outros, que deixará com a Câmara dos Deputados e tribunais.
Essa história de comodato deveria ser mais bem explicada, está parecendo propinato. Se querem ceder os automóveis para testes, poderiam oferecer para faculdades de Engenharia Mecânica, ou Ambiental.
O Ministério Público deveria considerar o custo de aluguel por dois anos e considerar propina nesse valor e com agravantes: essa empresa BYD é acusada de trabalho escravo, aqui no Brasil, com trabalhadores chineses, que trazem para cá.*
Não é o mesmo que um presente de grande simpatia e apreço dado por chefe de Estado. Não é uma raridade, uma coisa especial do país de origem, que abram mão para presentear um aliado inegável. É um produto de valor corriqueiro de mercado. Que vai ser dado visando vantagem comercial, ou permissividade.
Aquela matematicazinha que todos conhecemos desde pequenos: Uns cinco mil reais, valor do aluguel mensal por 240 meses é igual a R$1200000,00 ( um milhão e duzentos mil ). Isto é propina mesmo, não importa o eufemismo que usem. O valor máximo para um presente para funcionário parece que é 416,00. Com dois carros, o ocupante da presidência recebeu propina de mais de dois milhões.
Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safari, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Tracking). Com Site outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.
Comentários
Postar um comentário