Estardalhaço

O Brasil gosta de copiar os Estados Unidos e já há algum tempo, quer copiar o racismo.
Lá, os imigrantes europeus também foram discriminados, no inicio. Irlandeses, italianos, orientais. Aos poucos as barreiras foram caindo. Menos em relação ao negro. Será que é culpa exclusiva do branco? Sempre as comparações estatísticas, a esquerda de Gramsci extendendo as patas. O ideal seria que deixassem  de viver de comparações e tomassem o próprio rumo.
Dos brancos, hoje, poucos têm ascendência entre os escravocratas, se é essa a razão da problemática convivência. E quem enriqueceu com o trabalho escravo, perdeu tudo na Guerra da Secessão e o que sobrou, perdeu na crise de 1929.
O negro americano tem um privilegio, pelo simples fato de ter aberto os olhos, ao nascer. A plena cidadania americana, pela qual, muitos latino americanos ou asiáticos enfrentam calor e frio atravessando o deserto, em longas caminhadas, ou se espremem, sem ar, na carroceria de caminhões de entregas. O branco, obviamente, o tem mas já é considerado privilegiado.
No Brasil. em época passada, pessoa vestida pobremente, muitas de pele escura, era suspeita de estar querendo roubar. Isso mudou, hoje os assaltos são cometidos por gente de roupa de marca, talvez de assaltos anteriores e por jovens parecendo filhinhos do papai.
Gostaria até de ver caso de agressão racista, a pessoa indo tranquilamente para o estudo, ou trabalho, simplesmente andando na rua, ou entre gôndolas de supermercado, para abraçar a causa, mas a TV faz estardalhaço por um indivíduo com vinte crimes, na folha corrida.
Também no Brasil hoje, poucos brancos tem ascendência entre os escravocratas e sim em migrantes europeus, de época relativamente recente. Já os pardos, maioria do povo brasileiro e que também se queixa de racismo, muitas vezes são descendentes de donos de escravos.

Quem usa o navegador Safari, se quiser honrar o blog com um comentário, tem que ir em Configurações, Safári, Privacidade e desmarcar a preferência Bloquear Compartilhamento de Informações de Navegação entre Sites (Prevent Cross Site Tracking). Com outros navegadores é Configurações, Privacidade e desmarcar o que estiver impedindo compartilhamento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unimed 2

Unimed

Grupos