Meritocracia
Existe nos meios educacionais corrente fortemente dominadora de combate à meritocracia, que seria algo como a supremacia dos mais capazes, mais eficientes, mais diligentes, ou mais estrategicamente desenvolvidos, em uma atividade, seja em uma sociedade, organização, trabalho, escola, ou qualquer ambiente.
Meritocracia, sim, por que não? A questão é: Como estabelecer o melhor? É quem sabe mais? Sim, é um indicador, mas não o único. Bom coração? Um diferencial e tanto.
A cada um, que seja dada oportunidade de explorar suas capacidades e que sejam igualmente valorizadas. Uma atividade, onde a principal exigência seja atenção não pode ser reservada a quem seja, apenas, o melhor em conhecimentos teóricos. Os testes deveriam avaliar tudo, não apenas memória de médio prazo, para responder perguntas de provas ou concursos. Equilíbrio, atenção, decisão rápida, quando necessário, equilíbrio emocional e muitas características mais, deveriam ser avaliadas.
Para que a busca do mérito seja justa, supõe-se que todos os indivíduos partam do mesmo ponto e enfrentem os mesmos obstáculos sociais. E se isso não foi possível? E se as pessoas vieram de condições diferentes?
Seria, então, o caso de ir-se fazendo a adequação, começando ao longo da vida escolar. Identificando e buscando remover as dificuldades a partir da pré-escola. Dificuldades vindas da criação precária, transtornos neurológicos, bullying e não validando reveses da desigualdade, que é o que vem ocorrendo. Pessoa chegando ao fim do segundo grau, sem saber calcular uma simples proporção.
Uma pessoa destituída de tudo, um morador de rua, por exemplo, merece ser atendida por um profissional que cuida de não errar, nem que seja por vaidade. Todos merecem ocupar uma edificação, que tenha sido projetada estruturalmente por um calculista competente e não por um, a quem permitiram o exercício da função, apenas porque foi vitima de desigualdades ao longo da vida.
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